A Arfoc-Rio e a Arfoc-Brasil comunicam com pesar o falecimento do associado Erno Shneider, no dia 08/03, vítima de um tombo em sua residência.

Nascido em 1935 na cidade de Feliz (RS), ele foi ainda rapaz para Porto Alegre em busca do sonho de trabalhar como fotógrafo em jornal.

Começou no jornal de Leonel Brizola, O Clarim. Em seguida foi trabalhar no Jornal do Brasil, onde se consagrou com a famosa foto do presidente Jânio Quadros com as posições de pés trocados, quando resolveu atravessar a pé a ponte que liga a cidade de Uruguaiana a Los Libres, na Argentina. A imagem, feita em 21 de abril de 1961, passou a ser o símbolo da indefinição do governo na época e lhe valeu o “Prêmio Esso de Fotografia” em 1962.

De 1964 a 1969 chefiou o departamento fotográfico do Correio da Manhã e foi convidado pelo jornalista Roberto Marinho para ser o editor de fotografia do jornal O Globo, onde permaneceu várias décadas.

Alemão, como era carinhosamente chamado pelos colegas, foi responsável pela formação de várias gerações de fotojornalistas e definia assim a profissão: “Fotografia tem de ser na rua. Sentir as coisas, sentir a vida. Olhar, principalmente olhar. Você tem que observar muito bem. Tem de ser o grande observador. Observar e clicar”.

Neste momento de dor, manifestamos nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares.